domingo, 4 de dezembro de 2016

Elas de Axé - Exposição Fotográfica de Vanessa Arruda no flipAut! 2016


Em meio atuais debates sobre as questões de gênero e a intolerância religiosa, será lançada esta semana a exposição fotográfica “Elas de Axé”, de Vanessa Arruda. O projeto é resultado da vivência da comunicadora social enquanto pesquisadora-participante no candomblé Ilê Olorum, localizado em Parnamirim (RN), casa da Ialorixá Isa de Nanã. A exposição integrará a programação do Festival Literário Alternativo de Praia da Pipa (FlipAut!), de 7 a 10 de dezembro; e também será exposta em Natal, no Mahalila Café & Livros, na próxima sexta-feira (9), a partir das 18h.
Como trabalho de conclusão para o curso de Jornalismo na UFRN, orientado pelo professor e fotógrafo Itamar Nobre; o projeto documenta através de fotografias as mulheres no Ilê Olorum, tendo como resultado a produção de um ebook (bit.ly/ElasdeAxe); além da exposição. O objetivo é construir e revelar através das imagens a presença, comportamento e atuação das mulheres neste espaço religioso.
Foi através das observações ao longo da imersão na realidade da casa que Vanessa buscou compreender o que torna o candomblé um espaço singular para as mulheres. ”A identidade da mulher candomblecista é fruto da compreensão e do reconhecimento histórico e social dessas mulheres, por elas e pelos demais integrantes da casa, como algo legítimo. Elas que são de axé têm seu espaço garantido e respeitado no candomblé e defendem para que isso possa se estender à todas as mulheres, independente da religião”, destaca a estudante.
No período de junho de 2015 a junho de 2016 foram mais de três mil fotos retidas, das quais 206 foram cuidadosamente escolhidas para compor o ebook.


Elas de Axé – Exposição Fotográfica

Praia da Pipa
Festival Literário Alternativo (FlipAut!)

Onde: Maya Art & Café – Vila Mangueira (Av. Baía dos Golfinhos)
Quando: 7 a 10/12 | a partir das 17h
Entrada franca
Confira a localização do Maya Art & Café no Mapa flipAut! - Circuito Cultural.



Natal

Onde: Mahalila Café & Livros (R. Drª Nívia Madruga - Potilândia)
Quando: 9/12 | a partir de 18h
Entrada franca

Mais informações
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1375747395811297/
Contato: Vanessa Arruda (84) 99638-4017

Nenhum comentário: