quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Oficina de Xilogravura


A xilogravura é a técnica da gravura em que se utiliza uma matriz em madeira para a obtenção de reproduções da imagem gravada. O suporte, em geral, é o papel.
O primeiro vestígio da xilografia data do séc VIII na China, com a reprodução de imagens budistas e livros xilográficos. A gravura Europeia data do séc.XIV. A mais antiga xilo Europeia que se conhece e a "Bois protat" de 1370.
No Brasil a xilografia chega sistematicamente com a vinda da família real em 1808, que trouxe consigo a imprensa régia, que dispunha de muitas matrizes xilográficas.
A xilo foi utilizada por muito tempo para ilustrações de periódicos como jornais. Um exemplo é o Jornal "O mossoroense". Um dos mais antigos jornais em atividade no Brasil, continha xilogavuras como vinheta e ilustrações, elaboradas pelo seu dono João da Escóssia.
No nordeste brasileiro foi que se desenvolveu uma das mais singulares e representativas formas da xilo no mundo. A xilogravura popular ligada ao folheto de cordel adquiriu uma identidade própria. Geralmente feita pelos cordelistas, gerou grandes nomes com J.Borges, Abraão Batista e Dila. Influenciou grandes nomes das artes visuais como o gravador Gilvam Samico, que bebeu na origem da gravura popular para desenvolver seu traço.

Erick Lima
Natural da cidade de Natal-RN , o artista plástico Erick Lima, especializado na xilogravura, vem desenvolvendo suas atividades junto aos poetas cordelistas da Casa do Cordel. Em seu ateliê o xilógrafo produz gravuras para ilustrações de folhetos, livros, discos, camisetas, cerâmicas decorativas, além de trabalhos sob encomenda, como retratos etc.

Sábado, 19 de novembro às 14h na Casa de Cultura [exEscola ClovisLisboa] Erick Lima vai ministrar uma oficina de xilogravura para até 20 participantes.
Inscrições pelo email flipaut@flipaut.org

Nenhum comentário: