segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Graffiti Art na Pipa



Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais,[ mais especificamente, da Street Art ou Arte Urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, pois acaba comparando o grafite com a pichação.
Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. [fonte: wikipedia]
-------------
Segunda participação ao festival Literário Alternativo de Pipa para Pedro Ivo e Bia Rocha, grafiteiros natalenses de responsa, que este ano vieram acompanhados por alguns membros da "família", Marconi França e Danilo Tazio. Na sexta-feira, 18 de novembro, eles realizaram um grande trabalho no paredão do beco da Padaria "Casa de Farinha". No dia seguinte, sábado 19, pintaram as paredes na frente da sede do Projeto das Crianças, na rua da Mata. As filmagens deste videoclipe se referem ao trabalho realizado no sábado.
As imagens foram editadas e "trabalhadas" por Jack d'Emilia, que utilizou uma trilha sonora copyleft, "Hustle" de Kevin McLeod.
Filmagens de José Dias Filho (Dedinho)
-------------
www.flipaut.org

Um comentário:

Bia disse...

Muito legal! valeu pelo trampo do vídeo, massaaa d+