terça-feira, 26 de outubro de 2021

Sarau das Pretas (Nosso lugar de FALA)

 


O Sarau das Pretas (Nosso lugar de FALA) tem a finalidade de dar continuidade à temática levantada e discutida pelas mulheres negras no mês de julho, com foco no dia 25 de julho - Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A data é um símbolo de resistência das mulheres negras-pretas.
O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras-pretas contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.
No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro. Tereza de Benguela, a grande homenageada do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII.
O coletivo do Sarau das Pretas é composto por: Andreia Souza, Bárbara Maria, Célia Bombom, Helena Monteiro, Idyane França, Jeovânia P, Marizé Assis e Rosangela Nascimento.
Helena Monteiro é a mediadora do coletivo e convida toda mulher que queira se juntar a elas para participar do Sarau das Pretas, quinta-feira 2 de dezembro às 18h30 na Praça do Pescador - Praia de Pipa, Tibau do Sul RN

Nenhum comentário: