sábado, 26 de novembro de 2016

Luvas na marginália: gerações alternativas no RJ e RN



Poesia marginal e geração mimeógrafo. Quem já ouviu falar? Esta mesa é sobre cultura e literatura. Possui como tema a literatura brasileira contemporânea, principalmente a chamada poesia marginal produzida nos anos 70 e 80, durante a ditadura militar, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte. As conversas giram em torno dos textos de Ana Cristina Cesar, João Batista de Morais e Nonato Gurgel, e levam em conta alguns aspectos estéticos e culturais referentes à percepção desviante da geração que também ficou conhecida como alternativa ou mimeógrafo. Modernismo x Tropicália x marginália. Os diálogos entre Nonato e João têm por base os seguintes livros: A teus pés, de Ana Cristina Cesar, Luvas na marginália, de Nonato Gurgel e Geração Alternativa, de João Batista de Morais.
Quinta-feira, 8 de dezembro, às 20h no palco do flipAut! 2016 - festival literário alternativo de Pipa - na Praça do Pescador. Não perca!

Nonato Gurgel é professor de Teoria da Literatura e de Literatura Universal da UFRRJ, e doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, mestre em Estudos da Linguagem, com especialização em Literatura Brasileira e graduação em Letras na UFRN.O autor desenvolveu pesquisa acadêmica na FAPERJ, lecionou em algumas escolas da SEC/RN e promoveu ações de extensão rural, em algumas cidades potiguares, como extensionista da EMATER-RN. É autor de miniSertão (2014), Luvas na marginalia (2016) e possui dois livros inéditos: Floração da Prosa no Sertão e Prosa sobre Poesia.

João Batista de Morais Neto nasceu em Natal, RN, no ano da graça de 1961, sob o sol da manhã. Estudou Letras e é doutor em Literatura Comparada pela UFRN; é professor de Português e de Literatura no IFRN. Escreveu e publicou alguns livrinhos; dentre eles, O veneno do silêncio (poesia), A canção e o absurdo revisitados (ensaio). Como João da Rua participou do movimento de artes alternativas potiguares nos anos 70/80. É um bom  leitor e gosta de viajar.

Nenhum comentário: