quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Oficina de xilogravura com Erick Lima no flipAut! 2018


Xilogravura ou xilografia significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão. 
No Brasil a xilografia chega sistematicamente com a vinda da família real em 1808, que trouxe consigo a imprensa régia, que dispunha de muitas matrizes xilográficas. A xilo foi utilizada por muito tempo para ilustrações de periódicos como jornais. Um exemplo é "O mossoroense", um dos mais antigos jornais em atividade no Brasil, que continha xilogravuras como vinheta e ilustrações,elaboradas pelo seu dono, João da Escóssia.
A xilogravura, frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel, é muito popular na região Nordeste, terra dos mais conhecidos  xilógrafos brasileiros.

Natural da cidade de Natal, o artista plástico Erick Lima, especializado na xilogravura, vem desenvolvendo suas atividades junto aos poetas cordelistas da Casa do Cordel. Em seu ateliê o xilógrafo produz gravuras para ilustrações de folhetos, livros, discos, camisetas, cerâmicas decorativas, além de trabalhos sob encomenda, como retratos.
Na oficina, aberta ao público, realizada por Erick Lima, os participantes aprenderão todo o processo e realizarão uma xilogravura de própria autoria. Para esta oficina, que será realizada no sábado 8 de dezembro às 8h na Refugo Galeria, Av. Baía dos Golfinhos, 481 - Pipa, o artista plástico Erick Lima se prontificou para atender um grupo de até quinze pessoas. 
São então apenas quinze as vagas para os interessados a participar desta oficina. A inscrição à oficina deve ser feita através do e-mail flipaut@yahoo.com.br 
Uma taxa simbólica de 10 R$. é cobrada como colaboração aos custos do material utilizado.
Garanta sua vaga, escrevendo logo pro nosso e-mail.

A Refugo Galeria chega à Praia da Pipa, com a proposta de ser mais do que uma galeria, e sim um espaço cultural e ateliê, sempre aberto para feiras artesanais, oficinas, mostras e exposições. A ideia é pensar na ligação direta do artista e seus produtos com seu público, enfim, um espaço de vivências e trocas de experiências. É a primeira galeria de arte da Pipa. Contando com um acervo que envolve artistas locais e Regionais. Dentro de um pequeno Open Mall com três anos de funcionamento, no centro da Pipa - e com uma vista primorosa para o mar - a Refugo Galeria é composta por telas, esculturas, ilustrações e produtos autorais, com o propósito de trazer um conceito de ressignificação.

Nenhum comentário: