terça-feira, 6 de novembro de 2012

Oficina de Teatro - Flores Modernas

Trata-se de um texto dramático lido em voz alta para uma plateia. A leitura dramática se situa entre o teatro enquanto gênero literário autônomo e a encenação propriamente dita. Um texto é lido, porém, com dramaticidade, ou seja, interpretado através de inflexões vocais, expressões faciais e de gestos. A temática aborda a condição e o papel da mulher na sociedade assim como as lutas e as conquistas para que a condição de submissão do gênero feminino desse lugar a conquistas sociais e a liberdade de expressão. O texto fala das inquietações de três jovens garotas diante da vida mediante sua condição feminina em meio a um mundo ainda tão patriarcal e masculinizado.
Cristina Moreno
Publico Alvo: -Estudantes do ensino-médio com idade a partir de 14 anos e/ou adultos
Número de participantes: - 10 (tema da leitura dramática aborda o universo feminino, com falas femininas. Dessa forma, os meninos não possuem voz nesse universo).
Duração da Oficina: - Dois dias uteis, divididos em 3horas o que totaliza 6hs de aula/oficina. -No terceiro dia será a apresentação da leitura dramática.
Metodologia: - Aulas teóricas e práticas com o auxilio de textos, vídeos, discussão e análise dos textos. (PROCESSO COLABORATIVO). Programa: - Jogos teatrais e improvisações. - Leituras e estudo do texto. - Montagem de cenas. - Apresentação final.

Cristina Moreno é graduada em Educação Artística (UFRN), especializada em Ensino de Teatro (UFRN), professora do curso técnico de ator e atriz na Escola Municipal de Teatro Nereu Ramos de Souza, Natal/RN

Produção Artistica
2010 - Espetáculo Teatral: “Senhora da Esperança”. Direção: Diana Fontes.
2009 - Peça Teatral: “As Pelejas de Birico e Mateus”. CIA. MONICREQUES (preparação corporal). 2007 - Monólogo: “La Dolce Diva” - Festival 7& Meio de Monólogos Teatrais. Texto, direção e atuação. 2002 - Peça Teatral: “Esperando Godot”. Direção: Marcos Bulhões. Atriz e direção de cena.
2001 - Peça Teatral: “Ditirambus”. Direção: Moncho Rodriguez.
1999 - Peça Teatral: “Édipo Rei”. Direção: João Marcelino.
1999 - Peça Teatral: “Apareceu a Margarida”. Direção: Chico Villa.
1996 - Peça Teatral: “Farsa dos Desligados”. Programa SIPAT (segurança no trabalho) – Petrobrás. Direção: Rosinaldo Lima.
1993 -Peça Teatral: “Xique-Xique Sangrento”. Direção:HebertBezerril

Nenhum comentário: