sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Fanzines de Elisa Beatrix e selo A Marte na Feira de Livros novos e usados do flipAut! 2017


A Marte nasce como um selo de publicações independentes com o FlipAut 2017, pelas mãos de Sol Rodriguez, a disseminar suas produções literárias pessoais. Nesta primeira versão de A Marte, os livros artesanais feitos com materiais recuperados e reutilizados trazem o conceito de que "o meio é a mensagem" de Marshall Mc Luhan, e entre outras coisas, pretendem incentivar que práticas individuais se tornem coletivas, na preservação do meio ambiente. 
De forma criativa e sustentável, radiografias se tornam capa e fotocópias de textos universitários e mapas de Buenos Aires,as folhas, ganhando vida por meio da tinta natural de beterraba e colagens de revistas antigas no estilo fanzine. Todos os materiais interagem artisticamente com a idéia de gerar um objeto único com conteúdo que desafia o leitor. 

Em uma época em que a cópia é tradicional, um livro de artesanato surge como uma alternativa. Elisa Beatrix é jornalista não praticante, oficineira esporádica e desde sempre comunicadora. Fanzineira ativa há dois anos - e movida pelo faça você mesma - descobriu nessa mídia independente a potência de democratizar a informação. 
Desde então tenta inspirar a si e xs outrxs e estimular essa prática de corta-cola-xeroca-publica. Acredita que o fanzine é a forma (impressa) mais acessível de expressão artística e produção do conhecimento.

Nenhum comentário: