domingo, 3 de dezembro de 2017

"Montero Lobato no Ensino de Ciências" no flipAut! 2017 - Lançamento do livro na Pipa


Este livro é a publicação de uma dissertação de mestrado defendida em 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), UFRN. Objetivou investigar a contribuição da literatura infantil lobatiana para o Ensino de Ciências. Todas as atividades descritas foram desenvolvidas na Escola Estadual Professor José Mamede, localizada no município de Tibau do Sul. Numa perspectiva interdisciplinar, obras específicas foram lidas em aulas de Língua Portuguesa e os conteúdos científicos, nelas presentes, foram abordados em aulas de Ciências.
Lobato, um “literato com veia científica”, era um apaixonado pela ciência. Várias são as “estórias” que se desenrolam por meio dos conhecimentos científicos trazidos pelas falas dos seus personagens. O livro traz, ainda, o lado mais polêmico de autor: participação nos movimentos eugenista e higienista, a prisão na era Vargas pela luta em defesa do Petróleo como um patrimônio nacional e, mais recentemente, a acusação de conteúdo racista em algumas obras da literatura infantil. Todos esses aspectos evidenciam a diversidade da obra lobatiana e apontam a potencialidade da utilização das suas diferentes facetas, de diferentes formas, no ensino de ciências e na educação de modo geral.
Autores: Sílvia Groto – Bióloga, Professora de Ciências da Rede Estadual de Ensino do RN por 16 anos. Atualmente Professora do Centro de Educação da UFRN. Moradora de Pipa há 20 anos.
André Ferrer – Físico, Professor do Centro de Educação da UFRN.

Sábado (9) às 19h no palco do flipAut! 2017, conversaremos com Silvia Groto, co-autora do livro. Não perca!  

Um comentário:

Geórgia disse...

Parabéns, Silvia! Pelo excelente trabalho.