domingo, 4 de dezembro de 2016

Resgate da cultura popular: O Drama da Pipa

foto de André Renan
O Drama da Pipa é uma apresentação teatral toda cantada, que no começo acontecia em ocasião das festas de fim de ano letivo da escola da Pipa, passando depois a ser representada nas festas juninas.
O grupo que apresenta a peça é composto apenas por mulheres. O Drama da Pipa foi ensaiado e apresentado pela primeira vez em 1942, organizado pela saudosa professora Belinha. 
Não existe um numero exato de componentes; no passado já foram muitas, atualmente o grupo é composto por seis mulheres, que algum tempo atrás decidiram resgatar esta peça que já estava totalmente esquecida, ausente da lista dos grupos folclóricos do município. 
Antigamente se fazia um circulo grande rodeado de palhas de coco e se cobrava uma entrada. Quando uma pessoa gostava da moça que cantava, podia pedir bis; daí, precisava pagar que ela cantasse novamente, e quantas vezes pedissem bis, tantas a moça tinha que cantar. 
Os cantos interpretados pelas mulheres relatam histórias locais, ou "causos" como são ditos;  toda a apresentação é acompanhada pelas notas musicais de um sanfoneiro. 
As componentes do grupo atual, que está resgatando o Drama da Pipa, são: Orquídea, Neneide, Margarida, Glória e a pequenina Orquidia.
Para todos os que não o conheciam, para todos os que tinham quase se esquecido dele: o Drama da Pipa volta para todo mundo assistir, sábado 10 de dezembro, às 19h, na Praça do Pescador. Não percam!

Nenhum comentário: