domingo, 21 de setembro de 2014

A Vaquejada de Gato Preto


Paulo Melo (Gato Preto) natural de Riachuelo, no sertão do Rio Grande do Norte, nasceu e cresceu na fazenda, desde pequeno sempre em meio a cavalos, vacas e vaquejada.
Mudou-se para Pipa em 2005 e começou a trabalhar em vários restaurantes.  Foi o italiano Massimo Faletra que o inciou à fotografia. Depois de conhecer Tiago Silva (Diário do Grande ABC-SP), Paulo descobriu em si um novo olhar fotográfico e, juntando o amor por cavalos e fotografia, começou a retratar a vaquejada. 
A vaquejada no Brasil, segundo historiadores, iniciou-se no Rio Grande do Norte e já foi conhecida como Festa de Gado. Atualmente a vaquejada é uma competição entre duplas a cavalo que tem como objetivo derrubar o boi entre duas linhas diagonais (a faixa). Puxador é o vaqueiro que derruba o boi. Esteira é o vaqueiro que auxilia. O vaqueiro, homem que cuida do gado, é um símbolo cultural do Nordeste. 
A vaquejada hoje é praticada em 13 estados brasileiros e no Exterior também, como em México e outros estados centroamericanos; a vaquejada teve uma grande evolução nos últimos anos e uma alta nos valores de animais e premiação com competidores divididos em muitas categorias: profissional, iniciante, amador e amazona (feminino). Em Tibau de Sul tem ate hoje competições e competidores. Há muitos anos atrás a praia da Pipa já foi sede de vaquejada.
Uma seleção de fotografias de Gato Preto retratando a Vaquejada ficará em exposição durante o flipAut! 2014 - 5º festival literário alternativo de Pipa - na Praça do Pescador, por baixo da tenda literária, de 24 a 27 de setembro das 17h às 22h.

Nenhum comentário: