domingo, 14 de setembro de 2014

Debate sobre ciberAtivismo


Internet e a consequente emergência das redes sociais online tornou-se perceptível uma nova forma de militância de causas políticas e sociais derivada das novas formas de sociabilidade surgidas no ambiente virtual. Se antes a militância fazia surgir rios de gente nas ruas das cidades em nome de uma causa agora as mesmas causas fazem emergir rios em ruas virtuais. Na essência, a militância da Internet resulta da cibercultura que se instalou nas sociedades ocidentais nas últimas décadas, mas toma emprestado elementos da cultura hacker, com dosagens de diversas outras ideologias libertárias. Por isso mesmo, tal militância é cada vez mais marcante: vejam exemplos das recentes Primaveras do mundo árabe. Se no Brasil houve um Junho de 2013, antes, em Natal, o #ForaMicarla e a #RevoltadoBusao mostraram a força que o ciberativismo pode ter. São muitas possibilidades. Qual delas você vai escolher?
Um debate sobre CiberAtivismo está marcado para sábado, 27 de setembro às 20h no palco do flipAut! 2014, na Praça do Pescador - Pipa. Com a cumplicidade de Antonino Condorelli, professor do departamento de Comunicação Social da UFRN, escritor e ciberativista, convidamos para debater juntos neste encontro tão interessante e atual no panorama mundial, Daniel Dantas Lemos¹, João Augusto Limeira² e Tito Rosemberg³. Muitos os temas a ser abordados, bem-vinda a participação ativa dos presentes.


¹ Jornalista formado pela UFRN, onde fez também seu mestrado e doutorado em estudos da linguagem. Atualmente é professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Entre 2010 e 2012, coordenou o movimento de blogueiros progressistas do RN. O movimento tem como pauta a ampliação da democratização da comunicação no Brasil e, para isso, realizou uma série de eventos, locais e nacionais, discutindo tais temas e temas da cidade, como corrupção, obras da Copa do Mundo. Participou em diversas manifestações de rua do #ForaMicarla (2011) e da #RevoltadoBusao realizando a transmissão online via twitcam. Ao lado da professora Dra. Graça Pinto, da UFRN, tem realizado pesquisas e apresentado trabalhos sobre as novas sociabilidades surgidas nas redes sociais e seus impactos no ativismo social, como "METÁFORAS DO ROLEZINHO: preconceito e estranhamento nas representações em redes sobre o #ProtestodosPintas”, apresentado no 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, em Belém; e "Relatos de experiências em redes digitais sobre o movimento Fora Micarla: agenciamento, reflexividade e desdobramentos políticos em Natal (RN)”, apresentado no 37o Encontro Anual da ANPOCS, ano passado. 

² Profissional de comunicação digital há 4 anos. Atuou como produtor de conteúdo digital para empresas de diversos estados brasileiros como SP, MG, DF e RN, incluindo organizações políticas. Pesquisador na linha de cibercultura com foco em liberdade, privacidade e segurança na internet, tem material publicado no Blog MidiaBoom, no Portal Carta Potiguar, Revista ON RN, portal nominuto.com e Yahoo! Brasil. Desenvolve debates e atividades focadas em educação digital e ministra treinamentos sobre gestão de conteúdo em plataformas digitais.

³ Tito Rosemberg, 68 anos, jornalista, fotógrafo e ciberativista, adora aventuras! Foi surfista por quarenta e quatro anos e motociclista há cinquenta e dois. Admite que é viciado em viajar e por isso trabalhou e viveu fora do Brasil por 26 anos, e em cem países, mas voltou atraído pelas belezas da Pipa, onde mora. Fascinado pela cidadania, é hoje o presidente do Núcleo Ecológico da Pipa (NEP), se metendo em mais confusões do que gostaria (segundo ele!). Seu esporte favorito é ter esperança de que o Brasil tem jeito e já está melhorando!

Nenhum comentário: