sábado, 20 de setembro de 2014

Política Cultural, Participação Social e Planos de Cultura


Nos últimos 10 anos, o Estado brasileiro tem pautado a criação de programas e projetos baseados na “antropologização” das atuais políticas públicas. No campo da cultura, essas políticas destinam-se à proteção e à promoção da diversidade cultural, para o fomento do diálogo intercultural e para o desenvolvimento do pluralismo cultural. 
Com a implantação do Sistema Nacional de Cultura, em curso, pretende-se formular e implantar políticas públicas democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, que promovam o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso aos bens e serviços culturais. 
Para isso, a diversidade das expressões culturais locais é apontada como recurso primordial. O que é diversidade cultural? 
Qual o papel do Município e da Sociedade Civil na proteção e promoção da diversidade cultural brasileira? Como os Planos Municipais de Cultura podem refletir essa diversidade cultural local e promover a interculturalidade? 
Esses e outros temas serão colocados em debate sexta, 26 de setembro às 20h no palco do flipAut! 2014, 5º festival literário alternativo de Pipa, na Praça do Pescador em Pipa; convidados especiais para este encontro: Cris Vale, Janaina Alves Souza e Vânia Brayner. Não percam!

CRIS VALE – Especialista em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (Espanha), em parceria com o Observatório ITAU Cultural (2014). Tem experiência na área de Políticas Públicas de Cultura e atua como consultora da Unesco, no projeto de implementação e fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. É membro do grupo Cultiva Cultura, que reúne consultores especialistas em políticas públicas culturais no Brasil.
JANAINA ALVES SOUZA - Atual Secretária de Cultura de Tibau do Sul/RN, professora da rede municipal de ensino desde 2001, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Pós Graduanda em Produção Cultural, atuou com alguns trabalhos de dança nas escolas e trabalhos literários. Em 2013 deu início ao processo de adesão do município ao SNC, começando pela conferência municipal de cultura, o cadastro cultural do município e do SNIC, resgatando valores culturais com os grupos locais. Em 2014 conseguiu aprovar a criação da banda filarmônica de Tibau do Sul.
VÂNIA BRAYNER – Mestre em Antropologia (UFPE), especialista em Economia da Cultura (UFRGS) e graduada em jornalismo (UNICAP). Desde 2012, atua como consultora da Unesco, em Pernambuco, no projeto de implementação e fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura; e como membro do grupo Cultiva Cultura, que reúne consultores brasileiros especialistas em políticas públicas culturais. De 2003-2012, foi Coordenadora Geral do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) da Fundação Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário: