segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Negra Poesia, Negra Melodia - João Batista Morais e Eliano no flipAut! 2017


Uma conversa sobre a sensibilidade negra no Ocidente e as poéticas extraocidentais. Dos poemas negros de Jorge de Lima ao "conceitual Refavela" de Gil. Da poesia afroestadunidense de Langston Hughes à Mama África de Chico César, dos orikis à voz feminina de Conceição Evaristo. Rápidos loopings sobre a galáxia das expressões negras, afrodescendentes.
Sexta-feira, 8 de dezembro às 20h30 no palco do flipAut! 2017 - 8º festival literário alternativo da Pipa. Não perca!
João Batista de Morais Neto nasceu em Natal, RN, no ano da graça de 1961, sob o sol da manhã. Estudou Letras e é doutor em Literatura Comparada pela UFRN; é professor de Português e de Literatura no IFRN. Escreveu e publicou alguns livrinhos; dentre eles, O veneno do silêncio (poesia), A canção e o absurdo revisitados (ensaio). Como João da Rua participou do movimento de artes alternativas potiguares nos anos 70/80. É um bom  leitor e gosta de viajar. 
Eliano é músico e poeta potiguar negro. Nasceu em plena década de 90 e se relaciona com música desde quando ganhou sua primeira flauta doce na infância. Estudou alguns instrumentos como sax e piano, elegendo guitarra e violão como seus principais. Foi guitarrista desde os 15 anos de várias bandas da região, em quais adquiriu experiência de palco e personalidade musical. A relação com a música é paralela à literatura, que esteve sempre presente, até que em 2012, sentindo a necessidade de desenvolver novas linguagens artísticas se afasta dos grupos e passa a se dedicar ao trabalho autoral solo que uniu o músico e o poeta. Começa a se apresentar no formato voz e violão nos bares da cidade com um projeto intitulado "A sós". Em 2014 lançou um EP com quatro canções autorais, que levou o título "Quiçá" e em 2015 lançou seu primeiro disco intitulado “Ecdemomania”. O álbum de estreia rendeu alguns destaques: Em 2016 foi indicado ao Prêmio Hangar de Música na categoria revelação musical. Também foi indicado ao Troféu Cultura do site Substantivo Plural como melhor cantor do ano. É formado em Letras e faz mestrado em literatura, pesquisando sobre literatura africana e afro-brasileira.

Nenhum comentário: