terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Companhia de Danças e Cultura Popular Macambirais no flipAut! 2018


Formada em 19/10/2001 no município de Passa e Fica/RN com nomenclatura oriunda da MACAMBIRA, planta típica do nordeste brasileiro e facilmente encontrada em nossa região surge a Cia de Dança e Cultura Popular Macambirais. 
A Cia, conta com 35 integrantes entre professores, dançarinos, músicos e atores. Ao longo dos quase 16 (dezesseis) anos de vivência a Cia Macambirais, representou o município de Passa e Fica/RN o Estado do Rio Grande do Norte e todo nordeste brasileiro nos maiores festivais folclóricos do País. Atualmente, apresentamos o espetáculo, que trás como título “ O RN DE TODAS AS RAÇAS ” montagem cênica, com 06 sequencias de danças populares mais conhecidas e que melhor caracterizam a alma cultural do Nordeste Brasileiro e de nosso     Fidedigno Rio Grande do Norte.
Sob coordenação de Daris Firmino, apoiada e incentivada pela Prefeitura Municipal de Passa e Fica, a Companhia Macambirais apresenta as danças: Coco de Roda, Dança do Araruna, Sequencia Nordestina de Danças de Salão, Festejo Junino , Auto do Boi de reis e Boi Paraíba.
Durante o espetáculo é perceptível a alusão aos dramas pastoris e cantos de romanceiras típicos de nosso Estado, pesquisados ao longo dos anos pela equipe da Produção da Companhia.

Coco de Roda
    Os batuques africanos aqui representados pelo coco de roda, mostram a energia e a vitalidade da cultura popular nordestina herdada das senzalas potiguares. Chico Antônio, um dos maiores coquistas do Brasil, descoberto por Mario de Andrade e aqui lembrado em quatro danças, reaparece como ícone de uma cultura popular que não mediu esforço para colocá-lo a margem de sua própria identidade. Fazendo a junção de melodias encontrados em Nísia Floresta, com a musicalidade do Mestre Chico Antônio, o coco de roda mais uma vez mostra sua força como elemento definidor da identidade cultural do povo brasileiro.

Danças do Araruna
    Talvez uma das danças mais expressivas do Rio Grande do Norte, uma vez que só é encontrada neste estado, surgiu do sonho de um homem que vislumbrou a cultura popular sob uma linguagem mais clássica e por que não dizer aristocrática. Este homem se chama seu Cornélio Campina.
Seu Cornélio reuniu no "clube" do Araruna a partir do ano de 1956, danças que apropriadas pelo imaginário popular apresentam a influência dos povos de origem branca nas quais homens e mulheres dançam em roda vestidos em preto e branco, numa alusão ao pássaro Araruna típico da região.
    O estatuto do clube de danças semidesaparecidas diz: "Aqui danças são cultivadas" .Aqui no INSTITUTO CULTURAL MACAMBIRAIS, cultivamos e apresentamos a classe e elegância das danças do Araruna.

Auto do Boi de Reis
    O Auto do Boi de Reis encontrado em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Norte, assim descreveu Mizabel Pedroza, titular nacional do Folclore da União pan-americana no CD Auto do Boi de Reis “... A versão potiguar do bumba-meu-boi nordestino é o Boi calemba, expressão já registrada por Mário de Andrade, em sua viagem a Natal, em 1929.
    No boi calemba atual vai-se esquecendo do episódio da morte e ressureição do boi, fulcro dramático de toda a brincadeira. O boi de Reis tem inicio com as salvas dentro de casa, louvores a Jesus, Nossa senhora e Santos. Seguem-se cantos e bailes do Rei mestre e demais figurantes. Diálogos de apresentação das figuras, tendo cada qual o seu próprio, rimando as partes do boi com os nomes dos conhecidos. “Finaliza com os cantos do Rei Mestre Manoel Marinheiro despedindo-se da assistência e dos companheiros...”.

O grupo folclórico dos Macambirais, de Passa e Fica/RN, realizará um desfile na rua principal de Pipa, no sábado (8), com etapas na frente dos locais parceiros e apresentação final na Praça do Pescador, encerrando as atividades do sábado, às 22h com o “Auto do Boi de Reis”.

Nenhum comentário: