sábado, 23 de novembro de 2019

Lançamento do livro: "Trevisan, leitor de Curitiba" de João Batista Morais Neto


Este ensaio, que se intitula Trevisan, leitor de Curitiba, é um rolê pelas narrativas intrigantes que constituem a obra do escritor curitibano Dalton Trevisan e procura, entre o viés acadêmico e a escrita descontraída, mapear o mundo ficcional dessa prosa criativa que, às vezes se investe de um teor lírico e crítico, a fim de desnudar as vestes indigestas do cotidiano banal de uma cidade.
Nesse mapeamento emerge uma espécie de “elegia curitibana”, que acusa as transformações urbanas em sua corrida acelerada de modernização, rejeitando-as. É uma imprecação contra o progresso que mancha a alma da cidade.
Assim, a mordacidade do escritor crítico produz uma cartografia de uma textualidade curitibana, pois ele lê Curitiba em seus signos mais repulsivos, inclusive através de um lirismo moderno e corrosivo. O contista lírico dá visibilidade a uma cidade que, por ser amada em seu passado, é fustigada no presente.
O lançamento do livro "Trevisan, leitor de Curitiba", de João Batista de Morais Neto - Editora Sebo Vermelho, 2019 - acontecerá na Feira de Livros Novos & Usados do flipAut! 2019 - na Praça do Pescador, Praia da Pipa RN, na sexta-feira 6 de dezembro a partir das 17h30

Nenhum comentário: