segunda-feira, 29 de novembro de 2021

"A presença Tupi nos sertões do Seridó de Paraíba e Rio Grande" - com Juvandi de Souza Santos


"A presença Tupi nos sertões do Seridó de Paraíba e Rio Grande", com Juvandi de Souza Santos.
*
Natural de Serra Branca, no Cariri paraibano, Juvandi de Souza Santos é historiador, arqueólogo, paleontólogo e espeleólogo. Ao longo dos anos, publicou 37 livros e centenas de artigos científicos em revistas acadêmicas brasileiras e estrangeiras. Atualmente, Juvandi é professor da UEPB e curador do Museu de História Natural da Paraíba.
Ao longo das últimas décadas, o prof. Juvandi recorreu provavelmente a Paraíba toda, pesquisando, visitando, analisando, catalogando a maioria dos sítios arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do Estado, chegando a ampliar a área de abrangência dos seus estudos à parte do Seridó do Rio Grande do Norte.
No decorrer de suas pesquisas de campo, o prof. Juvandi encontrou vestígios da presença de povos Tupi no sertão do Seridó paraibano e norte-riograndense; geralmente, acredita-se que os povos Tupi viviam apenas no litoral e os Tapuias no sertão.
Baseado nesses seus achados, Juvandi de Souza Santos elaborou a tese que vai apresentar para o público da Praia de Pipa, no palco do flipAut! 2021, sábado 4 de dezembro às 20h.
Em ocasião da sua participação no festival literário em Pipa, três dos seus títulos mais recentes estarão disponíveis na Feira de Livros Novos & Usados do flipAut!; trata-se de “Os Tapuias Cariri dos sertões da Paraíba”, “Casas-fortes, Arraiais, Sertão e Extinção Indígena na Capitania Real da Paraíba” e “Os Tanques e Lagoas Pleistocênicas dos Sertões da Paraíba”.
*
*
*
"A presença Tupi nos sertões do Seridó de Paraíba e Rio Grande",
com Juvandi de Souza Santos
*
Sábado, 4 de dezembro às 20h
Praça do Pescador - Praia de Pipa/RN
*
*
*
#praiadepipa
#flipaut_2021
#feiradelivros
#tupi
#seridó

Nenhum comentário: